BIOGRAFIAS

BIOGRAFIAS

A biografia é a narrativa da história de vida de uma pessoa, encontrando-se a origem etimológica da palavra nos vocábulos gregos “bios”, que significa “vida” e “graphein”, cujo significado é “escrever”.

Presentemente, as biografias encontram-se entre os géneros literários mais proeminentes e que maior evolução registou. Consistindo na descrição dos factos ou acontecimentos particulares que constituem a trajetória de vida de uma pessoa, os seus objetivos ultrapassam a necessidade de perpetuar a memória e o contributo dos protagonistas, tornando-se valiosos instrumentos de aprendizagem individual ou coletiva e mecanismos vivos na transformação da sociedade atual, em diversas vertentes.

Sejam biografias vivas ou póstumas os seus protagonistas, enquanto pessoas de vidas singulares e irrepetíveis, têm sempre algo de válido a dizer ou um exemplo a dar, demonstrando que a beleza e a utilidade da existência humana, por natureza finita, podem ser preservadas e atuarem continuamente no tecido ou na memória coletiva de um povo, de um país.

Saiba mais sobre os dois tipos de biografias disponíveis na IAL, tendo em conta os seus objetivos e aspirações.