GENEALOGIA

Conhecer os antepassados além de um direito legítimo de qualquer ser humano, é, igualmente, um anseio profundo, contribuindo em maior ou menor grau de influência naquilo que fomos, somos e seremos.

A genealogia, tendo como objeto de estudo a origem e a evolução das famílias, o registo das gerações, não se restringe, na sua plenitude, a descrever as gerações em cadeia, indicando, exclusivamente, os nomes das pessoas, idades, filiações, datas e locais de nascimento (e/ou batismo), casamento e óbito. Fornece, sempre que possível, informações biográficas, nomeadamente de natureza escolar ou académica, profissional, social, política, económica, cultural e religiosa. Neste sentido, a genealogia anda de mãos dadas com a História da Família.

Conquanto, em muitos casos não é apenas o propósito de conhecer os antepassados, deixando esse legado único na história da família, que dita a necessidade de elaborar uma genealogia, mas questões práticas da vida quotidiana, como a obtenção de assentos/registos de batismo, de casamento ou de óbito para certificação em contextos judiciais e administrativos diversos, ou no âmbito de processos para a aquisição de Nacionalidade Portuguesa e de processos de sucessão (heranças ou legados).

Conheça mais sobre os serviços que a IAL disponibiliza dentro da genealogia.