IAL – Investigação e Consultoria em Património Imobiliário, História e Genealogia

CRIAÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL

(PROJETOS TURÍSTICOS E HOTELEIROS)

A criação da identidade cultural aplicada a um projeto turístico ou hoteleiro evidencia a inteligência patrimonial e, por conseguinte, a perspicácia económica do seu proprietário ou empreendedor.

No século XXI, a “narrativa de vida” de uma marca ou de um projeto não se faz, nem transporta, unicamente, os gostos e desígnios dos que as idealizaram e construíram, mas a projeção e o prestígio que granjeiam ao longo do tempo, sendo fundamental a importância e o impacto direto dos mecanismos de divulgação escolhidos.

Os conteúdos que constituem o “coração” da identidade cultural de um projeto turístico ou hoteleiro devem ser usados como um repositório de informação única e específica desse empreendimento, aplicados, assertivamente, consoante as necessidades, objetivos e ambições de cada proprietário ou empreendedor, seja em contexto empresarial ou de profissional independente.

Nomeadamente, na criação de um website (essencial na atualidade), na publicação de um livro e/ou brochura, na definição de um museu ou centro interpretativo do projeto, na produção de uma linha de merchandising, entre outros.

Portanto, as mais-valias resultantes do trabalho de investigação que a IAL apresenta aos seus clientes na criação da identidade cultural garantem:

  • A diferenciação e o enriquecimento do projeto/empreendimento;
  • A tornar mais apelativo, cativante e acolhedor o espaço disponibilizado ao público-cliente;
  • A fomentar uma ligação de inclusão entre o público-cliente e a identidade do imóvel/do local;
  • A transformar a estadia nesse hotel de charme (antigo palácio ou solar), numa quinta ou numa casa de campo numa memória de vida inesquecível para os visitantes e hóspedes;
  • Na divulgação e recomendação do mesmo por parte do público-cliente que o experienciou.

mais serviços

Testemunhos

“El trabajo fue rápido y muy competente. Muy recomendable.”

Solicité de la Dra. Irina Alexandra Lopes la transcripción de algunos documentos notariales portugueses del siglo XVI, escritos en una letra difícil y bastante deteriorados. El trabajo fue rápido y muy competente. Muy recomendable.

Pedro Martín Baños
/Investigador
/Almendralejo, Badajoz (España)

“Um sentido e profundo agradecimento pelo extenso e meticuloso trabalho de investigação desenvolvido pela Dra. Irina Alexandra Lopes…”

Um sentido e profundo agradecimento pelo extenso e meticuloso trabalho de investigação desenvolvido pela Dra. Irina Alexandra Lopes, que com detalhe, minucia e rigor conseguiu demonstrar probatoriamente, não só a propriedade, mas também a localização dos lotes de terreno da  “Urbanização fantasma das Fontainhas do Meio, Melides, Grândola”.

Ricardo S. M. Fonseca - Empresário
/La Societe 1200-108 Lda.
/Mafra

“Os valores da IAL …”

Os valores da IAL descritos no seu website: excelência profissional, rigor científico, transparência, flexibilidade e confidencialidade, não são suficientes para descrever a qualidade e conhecimento que a Dra. Irina Alexandra Lopes coloca no seu trabalho!
Nota 20 no estudo histórico (criação de identidade cultural) que desenvolveu para A Merendeira, Lda. sobre a Quinta da Fonte de Montelavar – Sintra. 

Fernando Silva
/A Merendeira, Lda. - Direção
/Montelavar - Sintra

“A Dra. Irina Alexandra Lopes revelou ser uma excelente investigadora […]”

A Dra. Irina Alexandra Lopes revelou ser uma excelente investigadora, com um forte grau de conhecimento que de forma clara e precisa partilhou com o Tribunal (no seu testemunho pericial), merecendo o todo o nosso respeito e consideração profissionais.

Luísa Vilhena
/LRV Advogados
/Porto

“Sou inteiramente agradecido pelo resultado e satisfeito com os trabalhos realizados pela Drª Irina Alexandra Lopes fundamentais para a obtenção da Nacionalidade Portuguesa”.

Solicitei recentemente uma busca dos meus antepassados à Drª Irina Alexandra Lopes, e a mesma obteve os dados de forma rápida e assertiva como nenhuma outra entidade o fez. Sou inteiramente agradecido pelo resultado e satisfeito com os trabalhos realizados pela Drª Irina Alexandra Lopes fundamentais para a obtenção da Nacionalidade Portuguesa. Profissional competente e excelente historiadora.

JEAN CARLOS GONÇALVES
/Florianópolis, Santa Catarina (Brasil)

“O conhecimento detalhado e precisão com que testemunhou em tribunal […] impressionou todos, inclusive o Sr. Procurador do Estado que disse “ter ficado esclarecido, para mim não há dúvidas, faça-se justiça, os terrenos são privados […]”.

O trabalho realizado pela Sra. Dra. Irina Alexandra Lopes para provar que os terrenos do projeto Porto Cruz, situado nas antigas Fábricas Lusalite e Gist Brocades (Fermentos Holandeses) e Restaurante Cantinho do Morais na Cruz Quebrada, eram propriedade privada desde 31 Dez 1864, superou todas as nossas expectativas. O conhecimento detalhado e precisão com que testemunhou em tribunal sobre todas a vendas e compras das propriedades ao longo de mais de um século impressionou todos, inclusive o Sr. Procurador do Estado que disse “ter ficado esclarecido, para mim não há dúvidas, faça-se justiça, os terrenos são privados”. Foi um prazer colaborar com esta excelente profissional que nos ajudou imensamente a resolver mais um dos muitos desafios que a burocracia em Portugal nos coloca. Mais uma questão resolvida. Bem haja!

PEDRO SILVEIRA - Presidente do Grupo SIL
/SILCOGE (Sociedade Construtora de Obras Gerais, S. A.)
/Lisboa

“O seu valioso trabalho foi determinante para provar, em tribunal, a sua posse privada anterior a 22 de março de 1868. […]”.

A Dra. Irina Alexandra Lopes foi extremamente competente na investigação que realizou sobre a história do nosso prédio no casco histórico da Ericeira. O seu valioso trabalho foi determinante para provar, em tribunal, a sua posse privada anterior a 22 de março de 1868. Sem a sua minuciosa investigação, o êxito obtido seria um mero objetivo não concretizado. Obrigado por partilhar a sua competência e talento.

JOSÉ EIRAS DIAS
/Engenheiro-civil
/Lisboa-Ericeira

“Só com muito profissionalismo, resiliência e seriedade é possível ultrapassar este grande obstáculo, características que encontrei na pessoa da Dra. Irina Alexandra Lopes. […]”.

Quero deixar aqui publicamente o meu enorme agradecimento à forma profissional, honesta e competente como a Dra. Irina Alexandra Lopes tratou do meu complexo processo, realizando o fundamental trato sucessivo com vista à obtenção de prova documental para reconhecimento de propriedade privada, em ação judicial, sobre o DPM, em relação aos terrenos onde está implantada a Estalagem RIABELA. Quero apelar a todos os privados a quem possa interessar esta matéria que não desistam de lutar na defesa da vossa propriedade, muitas vezes trabalho árduo dos nossos pais, que trabalharam durante uma vida inteira para deixarem alguma coisa aos filhos… Só com muito profissionalismo, resiliência e seriedade é possível ultrapassar este grande obstáculo, características que encontrei na pessoa da Dra. Irina Alexandra Lopes. Por vezes, Deus escreve direito sob linhas tortas e envia-nos anjos que nos protegem… Um bem-haja Dra. Irina!

JOHNNY MARQUES
/proprietário da Estalagem RIABELA, Empresário hoteleiro
/Torreira (Murtosa)

“Os padrões de excelência que a Dra. Irina Alexandra Lopes atinge no seu trabalho, têm inestimável mérito”.

Os padrões de excelência que a Dra. Irina Alexandra Lopes atinge no seu trabalho, têm inestimável mérito. Iniciei com pouco conhecimento sobre o tema do domínio publico hídrico e estou hoje muito mais informado e preparado, devido à prestação e acompanhamento da IAL. O trabalho foi eficientemente entregue e redigido para os devidos efeitos. Foi um prazer e recomendo vivamente a IAL. Obrigado.

ALEXIS DANINOS - Empresário Imobiliário, direção
/SILVIP (Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, S.A.)
/Lisboa

“Este tipo de trabalhos […] fazem não só ter confiança redobrada no seu trabalho, como permitem recomendar os seus serviços para todos aqueles que queiram alcançar uma tão dificílima prova de reconstituição histórica”

Gostaria de agradecer à IAL na pessoa da Dra. Irina Alexandra Lopes, a qualidade e profissionalismo com o qual realizou a investigação de todo o laborioso trato sucessivo, relacionado com a propriedade e posse de terrenos dentro da faixa do domínio público marítimo (titularidade dos recursos hídricos), que a sua larga experiência como historiadora, permite-lhe ter a competência para de forma minuciosa e muito clara, tratar de importantes detalhes probatórios, que são chave para quem não queira correr o risco de perder os seus bens a favor do estado. O trabalho compreendeu a realização de uma exaustiva investigação histórico-patrimonial, desenvolvida em grande medida em arquivos regionais e municipais, a qual possibilitou fortalecer e completar o trato sucessivo do imóvel em causa, desde o presente até à segunda metade do século XIX, documentando-se e transcrevendo-se as muitas anexações, desanexações e transmissões sofridas ao longo dos anos. A complexidade é muito maior, quando houve além de heranças, vendas, transmissões e alterações de prédios, factos agravados como o cenário de destruição de arquivos que ocorreu em muitas conservatórias e arquivos competentes (ex. camaras municipais). “É como encontrar uma agulha num palheiro” Este tipo de trabalhos, que já exigem competências e capacidades específicas e quando são realizados assim, fazem não só ter confiança redobrada no seu trabalho, como permitem recomendar os seus serviços para todos aqueles que queiram alcançar uma tão dificílima prova de reconstituição histórica que a lei exige. O meu reconhecido bem-haja pela excelência do trabalho alcançado!

VÍTOR MARQUES
/Diretor financeiro e empresário
/Murtosa (Aveiro)

“Não podemos deixar de testemunhar a competência, o profissionalismo, a celeridade e a conduta exemplar da Dra. Irina Alexandra Lopes em todo o processo de reconhecimento de propriedade privada”.

Não podemos deixar de testemunhar a competência, o profissionalismo, a celeridade e a conduta exemplar da Dra. Irina Alexandra Lopes em todo o processo de reconhecimento de propriedade privada. À Dra. Irina Alexandra Lopes, o nosso muito obrigado. Bem-haja.

PEDRO MATA GASPAR E ROGÉRIO MATA GASPAR
/Ericeira (Mafra)

“Só o grande rigor, a competência e até a persistência da Dra. Irina Lopes permitiram chegar-se a bom porto e obter um resultado de muito elevada qualidade”.

Tendo necessidade de um trabalho particular de pesquisa genealógica – árvore de costados descritiva e esquemática – recorri à Dra. Irina Alexandra Lopes para esse efeito. A pesquisa, que já se antevia difícil, revelou-se bastante morosa e com obstáculos vários: parte dos arquivos a que tinha de se recorrer não estava digitalizada, muitos dos registos em suporte físico tinham desaparecido, outros revelavam-se muitíssimo incompletos, o processo exigia deslocações a duas zonas bastante distintas do País. Só o grande rigor, a competência e até a persistência da Dra. Irina Lopes permitiram chegar-se a bom porto e obter um resultado de muito elevada qualidade. Destaco o rigor das notas técnicas, da descrição das restrições de acesso a arquivos e registos, da sistemática das remissões e, acima de tudo, da consistência e coerência globais da pesquisa efectuada. Não deixarei de aconselhar os seus serviços sempre que tenha conhecimento de interessados nos tipos de pesquisa que desenvolve.

MARGARIDA CHAGAS LOPES
/Professora do ISEG e Investigadora do SOCIUS - Universidade de Lisboa
/Carnaxide

“[…] tendo a qualidade do seu trabalho suscitado o maior elogio pela sociedade de advogados a que tinha recorrido”.

Acabei de ler os testemunhos colocados, por quem num dado momento se viu confrontado com um problema “insolúvel” no processo “doloso” e absolutamente kafkiano do domínio público marítimo. Acompanho-os na gratidão e elogio manifestados. No meu caso e, ao fim de um mês, a Dra. Irina Alexandra Lopes apresentou-me, não só toda a documentação solicitada, mas igualmente a sua transcrição para português corrente, tendo a qualidade do seu trabalho suscitado o maior elogio pela sociedade de advogados a que tinha recorrido. A título de curiosidade os documentos que me foram entregues chegaram a 1832, tendo-me sido apenas questionado, se a meu ver valeria a pena chegar ao século imediatamente anterior! Um enorme obrigado Dra. Irina Alexandra Lopes, e o grande desejo que a sua busca da verdade seja recompensada com uma absoluta e merecida realização humana e profissional.

F. ATALAIA CANHÃO
/Engenheiro Aeronáutico e Auditor de Qualidade
/Lisboa

“O seu trabalho e testemunho claro e eficiente no Tribunal foram absolutamente essenciais para o êxito da acção”.

Tive o privilégio de conhecer e trabalhar com a Dra. Irina Lopes, num processo relativo ao Domínio Público Hídrico, em que apreciei a sua competência, profissionalismo e grande simpatia. O seu trabalho e testemunho claro e eficiente no Tribunal foram absolutamente essenciais para o êxito da acção. Foi um prazer, não só trabalhar, como conhecer a Dra. Irina Lopes. Muito Obrigada.

PIEDADE PINHO
/Advogada
/Guarda

“A sua elevada competência andou sempre de mãos dadas com a sua grande simpatia e prestabilidade.”

No âmbito do Domínio Público Marítimo recorri aos serviços da Dra. Irina Lopes. Toda a sua pesquisa foi pautada por grande responsabilidade, eficiência e celeridade. A sua elevada competência andou sempre de mãos dadas com a sua grande simpatia e prestabilidade.

MARIA AUGUSTA BENGALA
/Ericeira (Mafra)

“A investigadora mais competente e profissional que conheci na Torre do Tombo.”

Em relação à Dra. Irina Alexandra Lopes quero testemunhar a minha opinião sobre a sua competência como investigadora, que resulta da oportunidade que tive de conhecê-la no processo de busca de escrituras na Torre do Tombo, em Lisboa, no âmbito da ação judicial que eu e o meu sócio tivemos de mover contra o Estado português, na obtenção do reconhecimento de propriedade privada de uma propriedade situada nas Azenhas do Mar (Colares – Sintra), em nome da empresa Prima Negócios. A Dra. Irina realizou uma excelente pesquisa nos documentos antigos e organizou o processo para se submeter em tribunal com uma apresentação exemplar. Sempre que precisei de auxílio a Dr. Irina estava pronta a ajudar e reparei que, enquanto investigadora, fazia o seu trabalho com muito rigor e organização. Ou seja, mostra que sabe o que está a fazer. Foi a investigadora mais competente e profissional que conheci na Torre do Tombo.

EUGÉNIO REIS
/Empresário imobiliário
/Fontanelas, Colares (Sintra)

“[…] grande honestidade e empenho profissional que a levam a vencer obstáculos que fariam outros desistir da tarefa.”

Precisei há pouco tempo de comprovar que um imóvel situado na orla pública marítima era propriedade privada antes de 31 de dezembro de 1864. Dada a minha formação profissional, estava consciente de que a tarefa não era fácil, por não haver livros de índices de escrituras de compra e venda no Cartório Notarial da Ericeira e no de Mafra apenas dois ofícios os possuem até 1850 (com hiatos pelo meio). Acresce que uma investigação desta natureza implica um conhecimento profundo não apenas de documentos de arquivos distritais e municipais, mas também de arquivos de tribunais, conservatórias dos registos prediais e repartições de finanças. A pesquisa de que eu precisava constituía assim, para um particular, uma “missão impossível”. Ouvi entretanto falar da Dra. Irina Lopes, investigadora no domínio da História e com pesquisas já feitas e bem sucedidas na área que me interessava. Foi neste contexto que a conheci e a simpatia e disponibilidade que manifestou para responder a todas as perguntas que formulei logo me chamaram a atenção. Quando encomendei a pesquisa, apresentou um orçamento claro e com um preço muito moderado, bem abaixo de outros praticados para o mesmo trabalho. Tive depois ocasião de comprovar que faz o acompanhamento da investigação junto do cliente, pondo-o a par do andamento do trabalho, realizado com uma grande honestidade e empenho profissional que a levam a vencer obstáculos que fariam outros desistir da tarefa. A pesquisa foi realizada com êxito e dentro do prazo previsto, não se arrastando indefinidamente como tantas vezes acontece. Por todas estas razões, recomendo vivamente o trabalho da Dra. Irina Lopes nas áreas de pesquisa a que atualmente se dedica.

MARIA LUCIE CARRILHO RIBEIRO
/Lisboa

“[…] uma excelente paleógrafa e investigadora, revelando dinamismo, rigor e qualidade no seu trabalho.”

Só quem procura e tem necessidade de se servir de documentos antigos é que se apercebe da dificuldade de os encontrar. E depois de os encontrar há de se deparar com a difícil tarefa de os ler. Felizmente, quando precisei encontrei a Dra. Irina Lopes, deparando-me com uma excelente paleógrafa e investigadora, revelando dinamismo, rigor e qualidade no seu trabalho. Encontrei-a numa altura em que, por exigência legal, teria de fazer prova que a minha casa era objeto de propriedade particular pelo menos desde o ano de 1864. Essa difícil tarefa foi concretizada pela Dra. Irina, através do seu saber e persistência que a caracteriza. Tenho a certeza, que caso não a encontrasse não conseguiria apanhar o rasto às sucessivas escrituras, nem sequer as ler caso as encontrasse. Um muito obrigada! Bem haja!

MARIA JOAQUINA ALCÂNTARA
/Advogada
/Malveira (Mafra)

“Agradecemos vivamente à Dra. Irina toda a dedicação e competência demonstradas no seu trabalho”.

Na nossa luta a nível nacional, para tornar mais justa a lei do Domínio Público Hídrico que, na sua forma de 2005, representava um autêntico confisco de uma grande parte da propriedade privada junto da costa e das linhas fluviais, encontrámos uma investigadora extraordinariamente competente, dedicada e interessada no seu trabalho, a quem devemos uma colaboração preciosa. A Dra. Irina Alexandra Lopes desenvolveu uma pesquisa histórica patrimonial e territorial, que se torna fundamental para melhor conhecimento da “genealogia” da propriedade privada, no âmbito do Domínio Público Hídrico. Graças ao seu trabalho, muitas famílias obtiveram o conhecimento da história das suas propriedades, que o Estado, através da lei de 2005, pretendia tornar suas. No meu caso particular, conseguiu obter o “trato sucessivo” de uma propriedade na Ericeira, desde 1852 até à atualidade! Agradecemos vivamente à Dra. Irina toda a dedicação e competência demonstradas no seu trabalho e é com muita satisfação que vemos a possibilidade do alargamento do seu trabalho, através das novas tecnologias da informação e para uso e fruição de um público muito alargado. Com o meu maior apreço.

MANUELA NETTO ROCHA
/Ericeira (Mafra)

“ […] Dra. Irina Alexandra Lopes […] comprovou um enorme rigor científico no trabalho apresentado conseguindo um resultado manifestamente positivo.”

No seguimento da entrada em vigor da Lei nº 54/2005, de 15 de novembro (posteriormente alterada pela Lei nº 34/2014 de 19 de junho), foi a VSA – Vaz Serra & Associados, RL, mandatada para patrocinar um volume considerável de processos com vista ao reconhecimento judicial da propriedade privada de terrenos situados em leitos ou margens de águas do mar ou de quaisquer águas navegáveis ou flutuáveis. Num reduzido prazo, os proprietários de tais terrenos tinham de fazer prova documental de que os terrenos em causa já se encontravam na propriedade ou posse de particulares antes de 31 de dezembro de 1864 ou, tratando-se de arribas alcantiladas, antes de 22 de março de 1868. Houve, assim, em primeiro lugar, que resolver o delicado e complexo problema de investigação histórica de cada um dos imóveis: efetuar pesquisas de enorme dificuldade, proceder à transcrição documental e, finalmente, organizar e analisar os dados recolhidos. Para esta complexa tarefa, recorreu este escritório aos serviços da investigadora, Sra. Dra. Irina Alexandra Lopes, que, ao longo de muitas semanas de árduo trabalho em vários arquivos históricos do país, comprovou um enorme rigor científico no trabalho apresentado conseguindo um resultado manifestamente positivo (em vinte processos que lhe foram confiados, em apenas um processo não foi conseguido o desiderato, por manifesta impossibilidade documental). Finalmente, a Sra. Dra. Irina Alexandra Lopes, organizou e entregou pontualmente neste escritório os dossiers finais para uso nas ações judiciais a intentar.

VSA
/Vaz Serra & Associados – Sociedade de Advogados, RL
/Lisboa